sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nosso PH Bucal.





Mais um final de semana se aproximando, e relativamente é comum relacionarmos com diversão, se tem diversão, tem festa, e se tem festa é bom dar um “check up” na aparência, um belo sorriso e uma saúde bucal é fundamental. E acredite até nisso, a química está inserida. Na nossa saliva existe a presença do potencial hidrogeniônico, mais conhecido como – pH.
Devemos isso graças aos alimentos que ingerimos e ao seu devido comportamento, a fermentação do bolo alimentar produz ácidos, por exemplo, as bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos dos alimentos produzindo ácido lático, essa reação leva a uma diminuição do pH da boca, ele fica abaixo de 4,5 (ácido).
Nossos dentes são compostos basicamente por um mineral hidroxiapatita – Ca5(PO4)3OH, e apesar da sua estrutura óssea , a reação de ácidos com hidroxiapatita dá a origem a sais solúveis em água, dissolvendo o referido mineral, favorecendo o aparecimento de pequenas cavidades nos dentes.
Podendo até se tornar uma “dor de cabeça” se a pessoa tiver bulimia (distúrbio provocado pela ingestão de alimentos seguida de vômito induzido), onde o ácido clorídrico existente no estômago é eliminado junto com o vômito, levando a uma queda no pH presente na boca,chegando na escala de 1,5 – muito ácido
Para evitar a corrosão dentária, nada melhor que a aplicação habitual de flúor. Os íons fluoreto (F-) presentes no flúor transformam a hidroxiapatita em fluorapatita (substância ideal por ser menos solúvel em ácidos).Mas o flúor sozinho não faz milagres, o ideal é manter uma escovação correta e o uso diário de fio dental, fundamentais para uma boca saudável.

Débora Oliveira.

6 comentários:

Yαsmim disse...

gostei ;)

Unknown disse...

boaaaaaaa pekewa

Andréia Carnib disse...

Boa iniciativa,Débora! Muito bem.
Tou orgullhosa de você, hehe!

Quiblog disse...

valeu..gosteii!

Unknown disse...

gostei debynha..gostei,heheheh

Yara disse...

gostei..
bem interessante, parabénss...