segunda-feira, 11 de maio de 2009

Uma substância do grupo das aminas: Cocaína.



Por: Deylany Torres

As aminas são compostos orgânicos nitrogenados, são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos (radicais alquila) . Podem ser encontradas nos três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso, as que estão no estado gasoso são as alifáticas: dimetilamina, etilamina e trimetilamina e não possuem coloração, são incolores, sendo que as líquidas são tóxicas e apresentam cheiro desagradável.
São várias que aumentam a atividade do sistema nervoso, perda de peso e apetite, elevam o ânimo, sendo usadas como estimulantes. Uma substância que apresenta esse grupo em sua estrutura, é a cocaína.

A cocaína tem o aspecto de um pó branco e cristalino (é um sal, hidrocloreto de cocaína) sendo psicoativa que estimula e vicia, promovendo alterações cerebrais muito importantes. É extraída da folha da coca e se consumida por muito tempo, ocasiona muitos problemas de saúde, como por exemplo: a aceleração do envelhecimento e danos cerebrais.

É originária da planta coca, nativa da Bolívia e do Peru. Pode ser utilizada pelas vias intranasais, intravenosa e pulmonar, podendo em casos mais raros ser usada via oral.

Proporciona muita euforia e prazer, fazendo com que as pessoas sejam seduzidas a utilizá-la para vivenciar sensações de poder, entretanto esses efeitos duram pouco tempo, onde a pessoa entra em contato com a realidade e experimenta a depressão e ansiedade por utilizá-la novamente.

O tratamento, nas dependências químicas permanece hoje como coadjuvante de terapêuticas da dependência tendo a minimização de sintomas de abstinência, disforia e fissura. A sua quantidade consumida, a regularidade e a via de administração são fatores importantes .

Conclui-se que é uma droga com alto poder de gerar dependência. Uma vez tendo experimentado a cocaína existem pessoas que não podem mais determinar ou controlar a extensão com que irão continuar usando a droga.No caso da cocaína em pó não existe um tempo definido para o estabelecimento da dependência.

5 comentários:

Unknown disse...

Valeeu Deda . adoreei ;*

Paula Denise disse...

Arrasou Deda!:)

Meiry disse...

adoreei o trabaalhho da Deda,apesar de ter colocado como exemplo a AMY ,miinha musa!


Meiry Nunes

Unknown disse...

Parabéns Dey..muito boa a postagem...!!

Yara disse...

adoreii dedaa....
eh isso ai..parabénss